Share on LinkedInShare on LinkedIn

ARTICLE · 05 APRIL 2017

Novo Estatuto Jurídico Dos Animais

No passado dia 3 de março, foi publicada em Diário da República a Lei n.º 8/2017 que vem estabelecer um novo estatuto jurídico para os animais.

PortugalEnvironment

No passado dia 3 de março, foi publicada em Diário da República a Lei n.º 8/2017 que vem estabelecer um novo estatuto jurídico para os animais.

Até agora, no plano jurídico-civil, os animais eram tratados como "coisas", submetidos ao mesmo tratamento dos objetos inanimados.

Este novo estatuto jurídico dos animais, através do qual se reconhece a estes a natureza de seres vivos dotados de sensibilidade, passando assim a ter um estatuto próprio, leva a que os mesmos adquiram uma qualificação intermédia "entre a coisa e o ser humano". A alteração legislativa levou também à criação de um novo subtítulo ao título II do livro I do Código Civil Português, com a denominação «Dos animais».

We operate a free-to-view policy, asking only that you register in order to read all of our content. Please login or register to view the rest of this article.

See more popular content from